Seu website é a fachada digital do seu negócio.
Se o design dele está pobre, as pessoas podem acabar decidindo que não desejam fazer negócio com você.
De acordo com uma pesquisa publicada pela Blue Corona, 48% das pessoas determinam a credibilidade de um negócio pelo design do website.
E a pesquisa é clara: designs mais simples são melhores.
Que pesquisa, você pegunta?
Eu explicarei neste artigo. Estes são os 17 motivos do porquê seu design de site precisa ser mais simples e clean.
1. Design simples é atemporal
Um dos maiores problemas com websites é que eles se tornam ultrapassados rapidamente.
Parece que, assim que você está perto de finalizar uma atualização, já é hora para outra. Mas não precisa ser assim.
Designs cheios perdem o encanto e tornam-se datados depressa.
Mas a história nos mostrou que designs simples, como o pôster Keep Calm and Carry On de 1939 do Reino Unido, resistem à prova do tempo.
Quando você estiver esperando dar uma olhada nas estatísticas da coleção de discos antigos do design Simon Foster, ele procurou usar um design mais simples e clean para dar um aspecto atemporal.
Ao focar em uma tipografia básica e um layout super simplificado, o website do Foster mantém um sentimento de novo e refrescante, mesmo que o layout do site seja de 2010.
O designer Elliot Jay Stocks queria que seus layouts de tipografia durassem, e decidiu incluí-los em um livro publicado.
Para promover o seu livro, 8 Faces, ele escolheu um design básico para acentuar a qualidade atemporal do projeto.
Ao utilizar um design simples em seu website, você pode resistir às variações de maré dos modismos de website.
Ao escolher um sistema simples de cores e uma tipografia básica porém arrojada, você pode agradar os visitantes do seu website por um bom tempo.
Serão necessárias menos revisões e você pode poupar dinheiro com atualizações menos frequentes. Mais importante ainda, manterá um estilo atrativo por muitos anos.
2. Design simples é mais fácil de escanear
Não é segredo que os usuários da Internet não leem todas as palavras do seu website.
De acordo com a Adobe, 58% dos usuários vai dar apenas uma olhada rápida nos artigos se estiverem com tempo limitado.
Para maximizar o número de pessoas que veem as partes mais importantes do seu conteúdo, é vital despir seu design para deixar somente os elementos básicos necessários.
Ao remover elementos desnecessários, você pode atrair a atenção do leitor para o que mais importa.
O One Day Without Google usa espaço branco para facilitar o entendimento dos leitores sobre o que exatamente é o site dentro de apenas alguns minutos de visita.
O argumento mais comum contra esse tipo de design revolve em volta do problema de conteúdo.
O que se deveria fazer se você tem um monte de páginas e dados que deseja promover? Para uma resposta, eu recorro à sites de notícias com um design bem feito.
Enquanto a maioria dos sites de notícias são cheios de tralhas e distrações, o Los Angeles Times deixa o site clean. Ele atrai o foco para uma pequena seleção de títulos e usa espaço branco para o resto.
Ao selecionar seu conteúdo mais importante, você pode deixar seu texto fácil de escanear e aumentar o número de pessoas que leem o que você tem para oferecer.
3. Design simples é mais acessível
Conforme o uso da Internet cresce, assim o faz o número de pessoas com incapacidades e formas alternativas de consumir seu conteúdo.
Todo website precisa incluir funcionalidades que o tornem acessível para o maior número de pessoas possível.
Felizmente, um design simples é mais fácil de tornar acessível.
Sem os frágeis excessos que costumam impedir seus usuários de aproveitar o seu site, um design clean fornece uma experiência positiva para todos.
O site da Virgin America foi louvado como sendo altamente acessível, e com razão. O site é clean, com básicas chamada para atenção (CTA) e barra de navegação.
Para aumentar o número de pessoas que podem ver o seu site, inclua um design acessível e minimalista.
4. Design simples tira o sentimento agressivo de venda
Um dos maiores problemas de websites ostentosos é que eles parecem muito “agressivos.” Em uma tentativa de aumentar lucros e conversões, sites complexos costumam afastar clientes potenciais.
Design minimalista, por outro lado, convida os visitantes a aprender sem sentir que o site está vendendo para eles.
Enquanto a RTA Studio apresenta um proeminente número de telefone no site deles para aumentar as vendas dos seus trabalhos arquitetônicos, o design clean impede a página de parecer uma agarrada de clientes.
Esse foco em estética pode fazer qualquer site parecer visualmente convidativo.
E já que a chamada para atenção (CTA) pode se misturar junto do layout do site, usuários são menos propensos a achar o discurso de vendas agressivo.
5. Design simples carrega mais rápido
O tempo de carregamento do site é um fator crítico para SEO e experiência de usuário.
De acordo com dados publicados pela Tyton Media, a taxa de rejeição aumenta em 100% quando uma página leva mais de 4 segundos para carregar.
Geralmente, os recursos que tornam um site lento são imagens complexas, funcionalidades, e opções.
Ao eliminá-las, um website minimalista irá carregar em uma velocidade extremamente rápida, atraindo novos leitores e mais tráfego de ferramentas de busca.
A homepage do Zen Habits, de Leo Babauta, tem pouco texto e nenhuma imagem. Ela carrega apenas a postagem mais recente e sequer inclui uma barra de menu no cabeçalho.
Não é surpresa que o site carrega incrivelmente rápido, de acordo com o GTmetrix.
A pequena quantidade de texto do site dá a ele uma velocidade do nível da luz. Não é à toa que o Zen Habits é um dos blogs mais bem sucedidos por aí.
6. Design simples é mais fácil de usar
O objetivo inteiro do seu site é que os visitantes o usem.
Uma forma fácil de aprimorar a usabilidade do seu site é simplifica-lo. Ao limitar o número de opções dentro do site, você pode aprimorar a experiência do usuário.
O primeiro lugar para se começar é no menu de navegação. Remova quaisquer opções alheias ou botões que poucas pessoas clicam.
Ao oferecer um cabeçalho básico com opções de navegação, a Rogue Society Gin facilita o uso do site para aprender sobre a marca ou comprar os produtos.
Assim que você tiver simplificado a navegação, melhore a página inicial.
As pessoas tendem a seguir as direções que você der para elas, então é melhor incluir conteúdo mínimo na página inicial do site e encorajar somente um único curso de ação.
Isso pode te permitir direcionar os usuários a clicar nos seus produtos mais vendidos ou começar uma avaliação gratuita, ao invés de navegar sem rumo em outros conteúdos.
Com uma direção intencional feita sob medida no seu design, você pode fazer seu site fácil de usar para os visitantes e aproveitar ao máximo o que ele tem para oferecer.
7. Design simples melhora as taxas de conversão
Uma das frustrações que tenho o tempo todo com sites que visito é que eles parecem velhos e datados.
Mesmo sabendo que isso não é um fator confiável sobre o valor do site e sua qualidade, eu não posso deixar de perceber que o website não parece ser uma prioridade para o dono do negócio.
Já que eu entendo a importância da qualidade de um website, isso me diz que o dono do negócio não trata com seriedade conversões ou vendas.
O trabalho que você coloca dentro do seu design pode ter um grande impacto no dinheiro que você faz no seu site.
Um design simples e clean é uma forma de mostrar que você leva sua marca à sério. O antigo design do website do SkinnyTies.com era confuso e difícil de ler.
Havia muita coisa sendo mostrada, e o site não parecia profissional. Em 2012, eles o atualizaram para um estilo mais aberto e minimalista, que é o que se mantém hoje.
Eles puseram foco nos produtos que vendiam, adicionaram espaço branco, e eliminaram o menu complicado e atualizações que saturavam o website antigo.
O redesign levou à um aumento de 13.6% nas taxas de conversão e um aumento de 42.4% no faturamento.
Isso é uma mudança especialmente valiosa para lojas virtuais. A loja virtual da Makr tem um layout que direciona os usuários a comprar com uma simples exibição das categorias de produtos.
O design básico põe o foco nos produtos e alavanca as vendas.
8. Design simples é mais fácil de construir e consertar
Não há nada “fácil” sobre criar um website.
Mas quando você tem um site enorme e saturado, pode ser difícil manter as coisas organizadas. E caso precise atualizar o site, rapidamente se torna um incômodo.
Ninguém saberia melhor a importância de um código clean do que um designer. O designer de interface Yaron Schoen usa isso corretamente no seu website pessoal.
Porém, o que é ainda mais lindo que o design simples e clean dele é que o código está impecável.
É básico, e se ele quiser consertar um bug, não tomaria muito tempo.
Esse tipo de design se presta com códigos facilmente legíveis, amigáveis e fáceis de atualizar e manter.
9. Design simples constrói confiança
Se você quer vender qualquer coisa no seu website, precisa ter certeza de que pode ganhar a confiança dos seus visitantes.
Mas isso pode ser difícil se você tem um website com design lotado e desorganizado .
Pesquisas conduzidas em lojas virtuais descobriram que a apresentação estava diretamente relacionada com a confiança que os visitantes tinham no site.
De acordo com o Dr. Brent Coker da University of Melbourne’s Faculty of Business and Economics, humanos são “psicologicamente programados” para confiar em beleza.
Isso, ele diz, se aplica para websites também.
Para construir confiança com o design do seu website, inclua grandes quantidades de espaço branco. Mantenha o layout bonito e funcional, e foque cada página em uma coisa por vez.
A ETQ usa espaço branco e design minimalista para construir confiança com os clientes para sua loja virtual.
O design mostra que a ETQ leva à sério seus produtos.
E enquanto isso não é uma fonte incontestável de confiança, uma companhia que investe em um design de qualidade para seu website provavelmente valoriza sua qualidade de segurança.
Um website clean pode promover confiança com seu público e lhe ajudar a vender mais.
10. Design simples é mais barato de hospedar
Não é segredo: quanto menos conteúdo excessivo você tem no seu website, menos espaço irá requerer no servidor.
Enquanto um grande website com muitas imagens e vídeos toma um espaço gigantesco para hospedar, um design simples e clean vai reduzir a carga de trabalho no seu servidor.
(Além disso, aqueles recursos monopolizadores de espaço farão sua taxa de conversão despencar também.)
Isso significa menos despesas para você, já que a maior parte das companhias de hospedagem cobrarão extra por mais espaço.
No GoDaddy, por exemplo, o plano gratuito somente permite o usuário alocar 100 GB. Isso é mais que o suficiente para um site básico, mas um site complexo pode ocupar todo o espaço.
Outra grande empresa de hospedagem, a HostGator, tem um esquema de preços similar vinculado.
Ao simplificar o que você expõe no seu site, você poderia potencialmente poupar milhares de dólares em hospedagem com o passar de alguns anos.
11. Design simples parece mais profissional
As pessoas estão mais propensas a fazer negócio com um website que parece profissional, e você pode alcançar esse efeito com um design simples.
A verdade é que você está bem melhor com um design minimalista do que com um complexo, porque é mais fácil reconhecer o valor imediato que você pode fornecer como uma empresa.
Para alcançar um estilo profissional, inclua um esquema simples de cores e letras grandes explicando os benefícios de trabalhar com sua empresa.
A Ashford & Ashford, uma firma que encontra propriedades não reclamadas para seus usuários, cria uma aparência de profissionalismo atemporal com seu logo clássico, imagens em preto e branco e detalhes vermelhos.
12. Design simples dá uma ótima primeira impressão
Você já deve ter escutado que as pessoas te julgam dentro de minutos. Mas você sabia que as pessoas julgam seu website tão rápido quanto?
Um estudo conduzido pela Google descobriu que a complexidade visual impacta a atratividade de um site dentro de 17 millisegundos de uma visita.
Em outras palavras, as pessoas preferem um website com um design simples, e elas te julgarão dentro de 60 segundos visitando ele.
Então, o que você pode fazer para tornar o seu site mais atrativo? Ao invés de passar o seu tempo focando em algumas funcionalidades diferentes, produtos, ou benefícios, reduza as escolhas.
Ofereça uma mensagem principal, e vá direito ao ponto com imagens interessantes e um design bonito, arrojado e funcional.
A Spacecraft For All faz uma convincente primeira impressão com seu foco clean no satélite sobre o qual o website fala.
Ao mostrar uma imagem básica, título, texto explanatório e somente dois botões, a primeira impressão é convidativa e interessante já em segundos dentro do site.
13. Design simples é mais fácil para o Google compreender
Um dos fatores influenciando seu lugar nos resultados do Google é como o seu site é estruturado.
Uma estrutura simples com hierarquia definida será fácil para o Google entender, e você ranqueará melhor como resultado.
Uma estrutura complicada sem qualquer ordem ou padrão definido, por outro lado, será difícil para o Google analisar e você acabará com pouco tráfego de ferramentas de busca.
Uma das melhores formas de melhorar a arquitetura do seu site é listar o seu menu no site.
Uma estrutura complicada de site é difícil de incluir, mas um fluxo simples de ideias será um grande complemento para um website minimalista.
A Adidas usa um menu simples na sua página inicial.
Quando você vai até o menu, porém, ele expande para mostrar uma estrutura organizada do site.
Esse é o exemplo perfeito de uma estrutura limpa de site que irá alavancar seu ranking nos SERPs da Google e te trazer mais tráfego de ferramentas de busca.
14. Design simples é cientificamente mais bonito
Enquanto a maioria das opiniões sobre websites são puramente anedóticas, há algumas conclusões que são apoiadas em pesquisas sólidas.
Uma das conclusões mais pronunciadas é que design simples de website é preferível à complexidade.
Um estudo conduzido na Harvard University descobriu que a cor e complexidade de um site conta como 48% da avaliação de atratividade de um visitante sobre o site.
Para tirar toda vantagem possível dessa descoberta, você precisará ter certeza de que o seu site tem muito espaço branco e foca somente em alguns elementos.
O objetivo desse layout não é ganhar nenhuma premiação de design (embora você não deva reclamar se ganhar!), mas sim aumentar a simpatia do seu site.
Se gostamos de um site, estamos mais propensos a ficar mais, ler mais, e até comprar mais.
Um grande exemplo de foco simples é o site do designer Il-Ho Jung. Ele faz o site focar em seus trabalhos, resultando em uma linda página inicial.
O layout atrativo encoraja os visitantes a ficar mais tempo e possivelmente contatá-lo para trabalhar em nos projetos deles.
15. Design simples põe foco no conteúdo
Você não tem um website para que as pessoas leiam os anúncios, reflitam sobre seu logo, ou admirem seu lindo texto de rodapé.
Você tem um website para que as pessoas façam alguma coisa.
Dependendo da sua indústria, essa ação pode ser assinar uma avaliação gratuita, comprar um produto através da sua loja virtual, ou até mesmo aprender mais sobre sua marca.
Seja lá qual for a ação que o usuário precisa realizar, você pode usar design minimalista para mirar um holofote sobre ela.
O website do Mozilla Firefox é simples e traz atenção para a ação principal que a organização gostaria que os usuários tomassem: fazer o download do navegador.
Mesmo que tenham outros pedaços de conteúdo na página, todos promovem o botão principal de Download Gratuito.
Mas e se o seu objetivo é algo mais no longo prazo?
Se você está pondo esforço em construir confiança e autoridade através de marketing de conteúdo, você provavelmente não quer sacrificar seu site inteiro para um botão chamada para atenção (CTA).
Se é esse o caso, design básico pode te ajudar a pôr foco no seu marketing de conteúdo. O blog Buffer usa muito espaço branco para atrair a atenção aos artigos.
Ao invés de encher a página com anúncios ou outras imagens que distraem, eles deixam o conteúdo ser o foco principal.
O time do Buffer até mesmo removeu a barra lateral e imagens promocionais para direcionar o usuário a se engajar com o conteúdo de alta qualidade que serve como uma das ferramentas primárias de marketing do Buffer.
16. Design simples é mais memorável
Uma pesquisa famosa feita pelo psicólogo George Miller em Princeton mostrou que só podemos lembrar de mais ou menos sete pedaços de informação por vez.
Devido a isso, você precisa pensar bem sobre o que quer que os usuários lembrem sobre o seu website.
Já que um grande número de visitantes nunca irão se inscrever na sua lista de email ou mesmo retornar, você precisa deixar uma impressão memorável.
Um design simples é um ótimo jeito de fazer isso.
Ao reduzir o número de coisas no seu site, você aumentará a chance de que eles se lembrarão do ponto principal do seu site horas ou até mesmo meses depois de visitá-lo.
Um lindo exemplo de design memorável é a Universidade de Coimbra.
É impossível esquecer a arquitetura colorida e arrojada destacada na página principal do website deles.
Ao sacrificar todo o resto por essa imagem primária, a universidade cria uma imagem mental clara que será mais fácil de se lembrar do que a de uma em um site lotado.
17. Design simples te permite moldar a experiência do usuário
Quando há muito para se ver, o usuário não sabe para onde olhar. Mas quando você cria um site simples e clean, você cria uma experiência perfeita.
Com design básico intencional, você pode decidir exatamente como o olho do usuário deve se mover na página.
O website do aplicativo Nizo cria uma experiência de usuário distinta. Começa com um título em negrito e uma pequena descrição.
O visitante então olha a frase “chegando para a app store,” e vê um iPhone.
Deslizando para baixo, numerosos pedaços de tecnologia se juntam de fora da página e se organizaram ao lado do iPhone.
Finalmente, a logo principal aparece ao fim da tela e um formulário opt-in de email aparece.
Aquele formulário opt-in é a única interação em toda a página, e seu olho naturalmente o encontra no fim.
Toda a experiência é feita para criar interesse no projeto e direcionar visitantes a colocar seus endereços de email para serem notificados quando o aplicativo lançar.
Ao usar um design clean, o Nizo pode moldar toda a experiência do usuário e dirigir uma ação chave enquanto conta uma história no processo.
Conclusão
Não importa a indústria, com essas ideias de design simples para o seu site, você estará melhor servido com um website bonito e funcional.
Não somente irá alavancar conversões, mas também atrairá mais pessoas para o design moderno e minimalista.
Felizmente, não é difícil limpar o seu layout. Procure por pedaços para remover e foque em formas simples e espaço branco.
Como você simplificará o design do seu website?