Mark Twain, uma vez, disse,
“A diferença entre a palavra certa e a palavra quase certa é a diferença entre o relâmpago e o vagalume.”
As palavras certas sempre irão cutucar, motivar e/ou dar aquele empurrãozinho nas pessoas para que façam a coisa certa — e aumentem o engajamento nos posts do blog.
Quando usadas corretamente, as palavras podem fazer com que as postagens do seu blog passem de “que bagunça” para “que fantástico!”
Não importa o tipo de conteúdo que você esteja produzindo e promovendo, em algum momento você irá precisar utilizar essas palavras.
Quer esteja escrevendo uma newsletter por e-mail, um pequeno texto para a web, um release para a imprensa ou um artigo longo, você precisará inserir as palavras certas.
Essas palavras, junto de outros elementos em sua página, irão causar uma reação espontânea no leitor e podem até aumentar a sua taxa de conversão.
Quando estiver tentando compartilhar a sua mensagem poderosa, uma escolha errada de palavras poderá dilacerar a sua história de transformação de vida.
Faça o download deste guia das 14 palavras poderosas para criar engajamento nos posts do blog.
As palavras carregam os elementos importantes para conversões em landing pages. Por exemplo, com as palavras certas no título, você atrai a atenção das pessoas.
Do mesmo modo, se o corpo do seu texto está recheado de palavras poderosas, você irá provocar um forte desejo pelo seu produto na mente do consumidor. E eles provavelmente irão comprar o seu produto.
Você também irá se tornar um escritor melhor ao aprender a usar as palavras certas no seu post.
Então, vamos explorar as 14 palavras poderosas que você deveria utilizar no seu próximo post para aumentar o engajamento dos leitores:
1. Grátis
“Grátis” é muito mais efetivo que “quase grátis”.
Em seu livro Previsivelmente Irracionais: As Forças Ocultas que Definem as Nossas Decisões (Predictably Irrational: The Hidden Forces That Shape Our Decisions), o professor universitário Duque Dan Ariely afirmou que,
A palavra “grátis” “…nos oferece tamanha carga emocional que nós percebemos o que está sendo oferecido como algo excessivamente mais valioso do que realmente é.
Quase todo mundo gosta de coisas gratuitas. Ao incluir a palavra “grátis” em seus posts no blog, textos, e-mails e posts em mídias sociais, você pode atrair muitas pessoas ao mesmo tempo.
As pessoas querem pechinchas. Estudos têm mostrado que as pessoas não gostam de gastar dinheiro quando elas podem conseguir muitas coisas de graça.
2. Novo
As pessoas sempre procuram por coisas novas: novos softwares, novas técnicas para blogar, novas formas de ganhar dinheiro, cheiro de carro novo e por aí vai.
Quando você incluir a palavra “novo” nos posts do blog, os leitores começarão a ficar atentos e entusiasmados, sabendo que algo novo, que eles provavelmente nunca haviam experimentado antes, irá ser revelado a eles em breve.
Além disso, os seus usuários irão compartilhar o post, se ele possuir alguma ideia ou informação nova que sejam valiosos para eles.
Você pode incluir a palavra “novo” em seu título ou introdução.
3. Comprovado
Outra dentre as palavras poderosas para criar engajamento nos posts de blog é “comprovado.”
Quando uma ideia, conselho, estratégia ou técnica é defendida com consistência, você deve, então, mostrar que você está lidando com informações comprovadas.
O Brian Tracy, um dos coaches de desenvolvimento pessoal e oradores públicos mais respeitados, utiliza a palavra “comprovado” o tempo todo – para inspirar confiança.
Quando você lê os títulos dele, a primeira coisa que vem à mente é “o Brian deve ser um gênio: as suas estratégias são comprovadas.”
Os usuários amam estratégias “comprovadas”. Ninguém quer perder tempo com suposições ou adivinhações. Qualquer um que decida tentar algo e fracasse, antes de aprender a fazer do jeito certo, está, provavelmente, desperdiçando tempo.
Por que não ir atrás de estratégias de marketing comprovadas que funcionem? Eu não uso a palavra “comprovado” somente nos meus nos títulos dos posts, mas no conteúdo da postagem, também.
4. Fácil
Até quando a ideia ou estratégia é simples, a execução dessa estratégia pode não ser fácil, necessariamente.
Quando criar os posts do blog, tenha em mente que os seus leitores alvo estão procurando por ideias simples que não gastariam muito tempo para serem implementadas.
Se o título disser que algo é fácil, as pessoas irão clicar nele e lê-lo. Se ele parecer difícil, ou a palavra “impossível” é utilizada, as pessoas estarão muito menos propensas a reagir.
Como escritor e produtor de conteúdo, é sua responsabilidade pegar um tema complicado ou confuso e torná-lo fácil de entender para os seus leitores.
Separe os seus pontos-chave. O ideal é que você utilize um método passo a passo para formatar o seu post. Dessa forma, as pessoas irão achar que o assunto que parecia difícil é relativamente simples e fácil.
Por exemplo, a “otimização da taxa de conversão” é um tema de marketing complicado, especialmente para os iniciantes. Ao incluir a palavra “fácil” e, na verdade, tornar o conteúdo fácil de implementar, você irá ganhar clientes fiéis e criar engajamento nos posts do blog.
5. Segredo
Tem um segredo que os profissionais de marketing digital de sucesso não contam para você. Você lê os posts dos blogs deles e assiste aos vídeos de treinamento deles, mas nem chega perto desses “segredos”.
Quando as pessoas estão confusas sobre um determinado assunto ou querem expandir a base do seu conhecimento, você pode acreditar que elas estarão procurando por ideias e estratégias desejadas.
Não há segredo algum, na verdade. Apenas é segredo quando você não sabe disso.
“Segredos” inspiram um senso de dúvida. Faz com que as pessoas fiquem curiosas.
Use a palavra “segredo” nos títulos dos posts do seu blog, no corpo do texto e até no call-to-action quando você estiver revelando algo novo, ou apresentando especificamente uma informação de alta qualidade.
6. Mais
Se você pode apresentar mais valor nos posts do seu blog, você irá criar engajamento nos posts do blog rapidamente.
Eu utilizo palavras poderosas nos posts do meu blog, não como uma isca de cliques, mas como um avenida para expressar os meus pensamentos claramente.
Pois, quando realizo uma nova pesquisa, apenas as palavras certas podem apresentar, claramente, os meus resultados e dados.
No CrazyEgg, incluímos a palavra “mais” em nosso popup de saída e isso nos ajuda a converter com maior facilidade visitantes que estão saindo do site.
A palavra “mais” é uma daquelas palavras que você pode utilizar para mostrar que você ainda não acabou. Quando os seus leitores acham que todas as suas ideias acabaram, você precisa ter “mais” ideias, inspirações e estratégias.
Quando os clientes veem a palavra “mais” tanto no seu título, quanto no corpo do texto, call-to-action ou nas linhas do assunto do e-mail, eles irão saber que estão tomando a melhor decisão.
Milhares de pessoas assistiram a este vídeo. Por quê? Porque ele mostra os modos comprovados de ganhar mais dinheiro.
Quanto maior o valor do conteúdo que você produz para responder às grandes questões dos seus leitores, mais felizes eles irão ficar – e maior será engajamento nos posts do blog.
7. O/A
Clientes normalmente não querem mais uma solução. Eles querem “a” solução.
Por que é tão importante usar “o/a” em vez de outros artigos, como “um” ou “uma”?
A diferença está na percepção do leitor.
“O/a” são artigos definidos (lembre-se das suas aulas de gramática). Os outros artigos indefinidos (ex.: um e uma) são usados para mostrar que pode haver outras opções ou alternativas.
Mas “o/a” são utilizados para mostrar a importância de um determinado elemento, produto, estratégia ou ideia.
Use a palavra “o/a” para criar engajamento nos posts do blog. Você quer que eles fiquem focados e não procurem por alternativas.
8. Sim
O que a palavra “sim” significa para você?
Para mim, ela cria uma atmosfera positiva. Isso significa uma afirmação. É particularmente útil quando você é um professor ou instrutor. É usada para responder a uma pergunta da qual você tem certeza.
Em O Poder do Sim! (The Power of Yes!), o autor Tony G. Boehm afirmou que,
O SIM é o Seu Sistema de Empoderamento; pois o SIM sempre funciona atraindo de volta para você aquilo que você liberou como um pensamento dominante, vontade ou desejo.
Se você é o professor ou mentor de outras pessoas, você pode utilizar a palavra “sim”para inspirá-las. Isso também funciona bem com os clientes.
Sim, eles podem conseguir isso. Se as pessoas querem aprender programação, mas estão com medo de escrever um código de programação, você pode garantir a elas que elas conseguem fazer isso.
Os títulos do post do seu blog podem ser parecidos com estes:
- Sim, você pode se tornar um programador em 90 dias
- Desenvolvimento de site PHP: Sim, iniciantes podem começar em 15 minutos
“Sim” é uma palavra inspiradora. Se você a utiliza no título do e-mail, prepare-se para ter mais aberturas dele e altas taxas de cliques. O TechCrunch acrescenta “sim” aos posts para expressar a sua mensagem melhor e criar engajamento nos posts do blog.
9. Se
” Se é uma palavra tão pequena, mas tão poderosa.” – Mark Batterson
Se os seus clientes escolherem ler o seu post – o que eles irão captar dele? Por quantas vezes você ofereceu às pessoas o plano diretor sobre como alcançar resultados somente se eles adotassem os passos necessários?
Você deve utilizar a palavra “se” quando quiser mostrar ao seu público-alvo e leitores que eles têm uma responsabilidade.
O se é utilizado como uma afirmação que expressa uma condição. Por exemplo:
Se você implementar esta estratégia de três etapas, você irá dobrar o seu número de inscritos.
Você também pode usar o se para mostrar uma possibilidade ou um resultado.
Quando você falar com empresas ou profissionais de marketing B2B, use o “se” para mostrar a eles que os seus conselhos e estratégias somente produzem resultados quando eles fazem a parte deles.
Do contrário, você será visto com uma fraude se eles não tiverem o resultado prometido.
10. Nunca
“Nunca” é uma palavra negativa, mas inestimável, no contexto certo, mostrando ao leitor o que não pode ser feito. Veja como eu utilizei essa palavra no meu recente título de post:
O que você acha que acontece quando um cliente sabe que clicar em um título irá economizar dinheiro e equipá-lo com as ferramentas que ele precisa para parar de desperdiçar dinheiro? Você acha que ele irá clicar no título?
Eu aposto que irá!
Use nunca para direcionar a sua mensagem para o caminho certo. Não deixe que alguém o faça responsável por algo fora do seu controle. Isso é importante principalmente quando estamos trabalhando com clientes novos. Nunca faça uma promessa que você não possa cumprir.
“Nunca” também pode ser utilizado para se fazer um anúncio surpresa ou promover uma atualização, de modo que o seu público-alvo fiel possa estar bem informado.
As pessoas podem ficar curiosas para descobrir porque você seguiu aquele passo. James Altucher faz isso neste seu título recente. Veja:
11. Imagine
Isso é realmente possível?
A palavra “imagine” mostra ao seu público-alvo que eles podem alcançar 100x mais.
Imagine uma nova história ou realização na sua vida e comece a vivê-la.
Como blogueiro e produtor de conteúdo, não é mais suficiente juntar um monte de palavras e clicar no botão para publicar no seu editor do WordPress.
Se não estiver completamente motivado para fazer a diferença, então desista completamente de fazer negócios.
A palavra “imagine” é uma daquelas palavras que impulsionam o leitor de onde ele estiver sentado e lendo o seu post, para um novo campo onde todas as coisas parecem possíveis.
Você pode começar a introdução nos posts do seu blog da seguinte forma:
Imagine ganhar 30 links novos de blogs confiáveis e de autoridade em um mês. Quanto tráfego orgânico você irá desfrutar?
Encante os seus leitores. Não deixe que eles fechem o navegador quando eles estiverem lendo posts no seu blog. As pessoas querem ver diferença na vida delas. Posts pouco atrativos irão somente espantar os seus leitores e clientes, que você trabalhou duro para ter.
Quando você olha os posts do Jon Morrow, você vê que ele entende esse conceito – a prova disso está no seu conteúdo irresistível.
Sim, de fato, você pode criar conteúdo que faça com que as pessoas imaginem – mesmo que elas não usem a palavra “imagine.”
Mas, para maior clareza, use a palavra.
Se ela não fluir suavemente ou for naturalmente lida no seu título, então transfira para os seus subtítulos, parágrafos ou conclusão.
12. Instantâneo
“Instantâneo” mostra retornos imediatos.
Parece ser frustrante quando as pessoas estão cansadas de experimentar e esperar por resultados.
Mas você pode sempre ajudá-las, ao apresentar os seus pensamentos, temas, ideias ou estratégias de um modo que permita a elas ter resultados instantâneos ou quase instantâneos.
Por exemplo, todos nós sabemos que construir backlinks para um blog novo é difícil. Mas você pode escrever um post sobre os “2 passos para obter 2 inbound likes hoje.”
Sem dúvida, os seus leitores irão clicar naquele título e ler cada palavra na página. Por quê?
Porque eles podem ter os retornos instantâneos, em vez de esperar por meses ou, mesmo, anos para construir links que melhorem as suas classificações de busca.
Não cometa erros nisso: As pessoas amam retornos instantâneos. É por isso que produtos de informação para download vendem como pão quente.
Clientes gostam da ideia de pagar por um ebook e baixá-lo instantaneamente. Veja a tendência crescente de vendas de ebooks até 2020. Isso não acontece com produtos físicos como roupas e relógios de pulso.
13. Converter
“Converter,” é uma palavra poderosa que dá um empurrãozinho nas pessoas internamente. Ela sempre funciona. Esse é o principal motivo pelo qual você encontra muitos redatores, blogueiros e SEOs usando essa palavra.
Eu gosto de incluir a palavra “converter” nos posts do blog, porque ela conduz o leitor por todo o processo de transformação de algo em outra forma — normalmente usuários em seguidores, ou prospects em clientes.
Em outras palavras, “converter” não tem a ver apenas com a definição técnica de website. Mostra como você pode ir do Ponto A (onde algo não está funcionando) ao Ponto B (onde você vê resultados melhores).
14. Você
O “você” arrasa!
A palavra você é irresistível. Ela demonstra personalidade. Se tiver lido os meus posts, tanto no QuickSprout.com quanto no NeilPatel.com, você irá perceber que eu uso a palavra “você” bastante.
Nos posts do seu blog, use a palavra “Você” para segurar a atenção dos seus usuários. Eles irão ver que você criou o conteúdo para eles, mesmo que dezenas de milhares de pessoas tenham acesso a ele.
Os seus leitores irão perceber que você está falando especificamente com eles. Você também pode utilizar a palavra “você” em seus títulos de e-mails para aumentar as taxas de abertura deles, em seus vídeos, para aumentar as visualizações, e no seu call-to-action, para ter um CTR maior.
Sou obcecado pelo você, e é por causa disso que eu ainda o utilizo nos meus banners publicitários.
Conclusão
Escrever é uma arte, porque exige o uso correto das palavras para produzir a comunicação de uma ideia ou informação com sentido.
Estou certo de que você conhece teoricamente todas essas 14 palavras poderosas para criar engajamento nos posts do blog (é claro que há muitas outras palavras), a questão final é, “quantas dessas palavras você usa para criar engajamento nos posts do blog?”
Essas palavras poderosas podem transformar um título de post do blog, uma introdução, subtítulos, ou um parágrafo pouco atrativos, em uma obra-prima cativante.
Quais dessas 14 palavras poderosas para criar engajamento nos posts do blog você usa regularmente quando cria novos posts?