No 4º trimestre de 2014, uma análise mundial mostrou que as 8 maiores redes sociais foram fonte de 31,24% do tráfego dos sites. Essa pesquisa foi feita pela Shareaholic, que disse: “A mudança de tráfego de pesquisa para tráfego social não é apenas uma tendência: ela já está acontecendo”.
O Facebook corresponde a 24,63% desse tráfego — sozinho.
Aqui está uma tabela que mostra esses dados separados pelos sites de mídias sociais citados.
Veja este relatório recente da Parse.Ly sobre as fontes de tráfego dos 100 melhores sites de notícias (classificado pela comScore e Alexa). Ele mostra que o Facebook gerou mais visitas do que o próprio Google.
Uau!
Agora, vamos todos nós — profissionais de marketing — levar realmente a sério a questão de promover nossos negócios no Facebook.
Mas espere um segundo.
Nós já não estamos fazendo isso?
O Facebook afirma que existem 40 milhões de páginas de pequenas empresas ativas em sua plataforma.
Essas páginas ativas compartilham regularmente atualizações sobre seus serviços, produtos e seus artigos no Facebook.
Mas qual o resultado disso?
Uma média de 1.500 mensagens competem para aparecer no feed de notícias de um usuário.
Essa explosão de conteúdo em massa resultou em um declínio no alcance orgânico no Facebook.
Antigamente (em 2012) as páginas alcançavam uma média de 16% de seus fãs.
Agora, de acordo com um relatório da Locowise divulgado em março de 2015, o alcance orgânico no Facebook de páginas com mais de um milhão de curtidas é de apenas 2,27%.
Ah.
Brian Boland (VP Advertising Technology, do Facebook) menciona duas razões principais para esse declínio –
- A enorme quantidade de conteúdo compartilhado no Facebook (3 milhões de links são compartilhados a cada hora no Facebook).
- O Facebook quer aumentar o engajamento no seu Feed de notícias. Então seu algoritmo garante que apenas as histórias mais relevantes e de alta qualidade (300 ou mais) apareçam no feed de novidades de um usuário.
Aqui está um conselho do Brian para os editores que publicam conteúdo no Facebook:
“Publiquem conteúdos excelentes — conteúdos que ensinem alguma coisa para as pessoas, que entretenham, que façam pensar ou que de alguma forma adicionem valor à vida das pessoas”.
Além disso, ele sugere que os profissionais de marketing não se preocupem com alcance orgânico no Facebook.
Pelo contrário: Concentre-se no cumprimento dos seus objetivos de negócios usando sua página de Facebook.
Exemplo: aumentar downloads de aplicativos e vendas na sua loja.
Os profissionais de marketing não estão satisfeitos com essa explicação sobre o declínio do alcance orgânico no facebook dada por Brian.
Nós precisamos ter uma mentalidade orientada para a solução. Tenho certeza que sua empresa também pode conseguir um grande tráfego de visitas vindas do Facebook.
Por isso, vamos dar uma olhada em como o algoritmo do feed de notícias do Facebook funciona. Em seguida, vamos mergulhar em algumas estratégias para aumentar o alcance orgânico no Facebook.
Quer saber como alcançar uma audiência maior no Facebook? Faça o download deste arquivo com os 13 segredos que irão aumentar o seu alcance orgânico no Facebook.
Algoritmo de feed de notícias do Facebook e coisas que você não deve fazer em sua página
Existem centenas de milhares de fatores que decidem quais posts serão exibidos em seu News Feed do Facebook.
Mas aqui está um resumo dos fatores mais importantes.
O Facebook mostra um post no feed de notícias de um usuário, com base em…
- Quão recentemente o post foi publicado.
- O número de curtidas, comentários e compartilhamentos que o post tem.
- Quantas vezes o usuário interagiu com a página que publicou aquela atualização.
- Últimas interações do usuário com o mesmo tipo de post.
Esses fatores nos dão elementos suficiente para fazer nossa mente viajar. Mas vamos aprofundar no objetivo do Facebook com o recurso “News Feed”.
Tal como outros sites, o Facebook se importa muito com seus usuários. Ele quer melhorar a sua experiência continuamente. Em uma pesquisa, o Facebook descobriu que as pessoas querem ver as atualizações de seus amigos e páginas que lhes interessam. As pessoas querem menos conteúdo promocional. A parte complicada é a definição do Facebook de conteúdo promocional. É um post como este — por exemplo:
Eu sei. Até mesmo um post de um programa de TV sobre o seu próximo episódio é marcado como spam pelo Facebook. E o Facebook tem atualizado o seu algoritmo para garantir que essas mensagens não recebam muita atenção. Então, como gerar tráfego a partir do Facebook, mesmo com tais mudanças algorítmicas que diminuíram o seu alcance orgânico no Facebook?
Vamos aprender umas lições com o BuzzFeed. Eles possuem um impressionante Rank no Alexa: 110.
Os sites de redes sociais geraram 5 vezes mais visitas do que os buscadores — segundo dados do Google Analytics deles.
Na verdade, o Facebook sozinho gera em torno de 22% do seu tráfego. O que o BuzzFeed está fazendo de certo? Além de postar conteúdo envolvente no Facebook, o BuzzFeed está gastando milhões de dólares em anúncios do Facebook.
É claro que um “zé mané” como eu ou você não tem tanto dinheiro assim para queimar. Então, vamos buscar uma rota mais inteligente que não exija um investimento tão pesado. Antes de ver os segredos para melhorar o seu alcance orgânico no Facebook, aqui estão 3 coisas que você não deve fazer de jeito nenhum em sua página de Facebook.
1. Automatizar tudo – Você está usando uma plataforma social e sua marca precisa ter um toque humano. Não basta agendar posts sobre suas últimas publicações no blog ou atualizações de produtos. Publique também as fotos da sua equipe, como esta, postada pela Zappos.
Mostre seu lado engraçado ou criativo como fez a página de Nutella neste post abaixo.
Ou compartilhe gráficos inspiradores como este que eu publiquei na minha página.
Também, responda a todos os comentários. Isso vai aumentar o engajamento na página e dar ao usuário mais um motivo para visitá-lo novamente.
2. Promover apenas seus serviços e produtos – O Facebook é baseado no interesse, não na intenção. Nem todas as atualizações que você publicar em sua página no Facebook devem ter a intenção de vender. 80% de suas atualizações devem ser sociais. Caso contrário, o usuário não pensará duas vezes antes de clicar no botão para descurtir a sua página (essa opção está apenas a um clique de distância).
Aproxime sua página do Facebook da mentalidade de construir uma comunidade. Adicione valor e tente criar conversas com o seu público.
3. Trapacear no ecossistema do Facebook – Comprar 5.000 curtidas por 5$. Usar títulos mentirosos. Bombardear seus fãs com 10 atualizações de má qualidade em uma hora.
Isto é pura perda de tempo. O Facebook combate seriamente esses spammers. Então, esteja alinhado com o código de conduta do Facebook.
Então vamos falar sobre as estratégias que vão aumentar o seu alcance orgânico no Facebook.
1. Publicar conteúdo evergreen
Publicações recentes não são apenas um fator de ranking do Google. A vida de um post no feed de notícias do Facebook também depende daquilo que é recente. Se você publicar conteúdo atemporal, então ele vai ser útil para o seu público por períodos mais longos. Eles vão ativar mais curtidas e comentários no seu post.
Devido a esse aumento de engajamento, o algoritmo do Facebook irá garantir que a sua mensagem seja mais distribuída. Ela aparecerá no feed de notícias durante um período mais longo.
Acima está um exemplo de um post evergreen que apareceu 18 horas depois de ter sido lançado. Jon Loomer entende essa estratégia de postagem evergreen. Ele aconselha você a documentar esse tipo de conteúdo que fornece valor sustentável para o seu público. Você pode usar uma planilha de excel para fazer isso.
Em seguida, dê uma nova vida para elas, programando para ela aparecer várias vezes. Obviamente, você deve postar o conteúdo evergreen em um horário diferente da primeira ocasião. Isso é útil pois pretende que o seu conteúdo consiga alcançar uma audiência diferente por causa do horário.
Por exemplo – Claire Pelletreau (uma especialista em Facebook Ads) publica várias vezes respostas para perguntas frequentes feitas pelo seu público sobre o uso de anúncios do Facebook.
Não quer fazer o trabalho braçal de encontrar mensagens evergreen do seu mercado? Então, use uma ferramenta de agendamento de mídia social como o Edgar. Aqui estão alguns grandes exemplos de conteúdo evergreen listados pela HubSpot. Embora eles estejam falando sobre textos para blog, você pode remodelar as ideias para posts no Facebook também.
2. Criar um grupo fechado no facebook para sua audiência mais engajada
Lembra que eu te disse para você trabalhar no Facebook com a mentalidade de construção de uma comunidade? Um grupo fortemente unido é o mais próximo que você pode chegar disso.
E digo mais: em outubro de 2014, o Facebook afirmou que 700 milhões de pessoas usam grupos de Facebook a cada mês. Agora você tem duas opções:
- Comece o seu próprio grupo.
- Junte-se a um grupo altamente engajado e relevante que atenda seus objetivos de negócio.
Vamos falar sobre o número 1, pois é uma boa tática para a sua estratégia de marketing no Facebook. Você pode usar o seu grupo para ouvir e interagir com seus defensores da marca. Aqui estão os passos para começar a criar seu grupo de facebook.
Passo 1. Deixe claras as regras para postar no grupo. E anote sua proposta de valor em sua descrição do grupo.
Dica de profissional: Fixe um post com suas regras no topo do grupo. Elas vão orientar os novos membros a tomar medidas de forma adequada.
Passo 2. Configure seu grupo com as configurações de privacidade corretamente. E convide o público mais empenhado para se juntar ao grupo.
Passo 3. inicie conversas relevantes para seu mercado. Não apenas promova / venda o seu conteúdo ou seus produtos. Dica de Profissional: Você pode vender seus próprios produtos digitais ou físicos, criando um Grupo de Vendas.
Passo 4. Modere todas as mensagens no grupo e elimine todos os spammers.
Sarah Schupp, fundadora da UniversityParent.com tem uma página no Facebook com 3000 curtidas. Ela percebeu um declínio no alcance orgânico no Facebook. Um post normalmente alcançava apenas 100 pessoas. Então ela começou um grupo privado somente para convidados com cerca de 800 pessoas.
Agora, ela atinge mais pessoas que se envolvem com as atualizações.
Quero avisá-lo de uma coisa: grupos exigem compromisso de tempo. Você tem que estar presente para acolher novos membros e incentivar discussões. Maggie Patterson mostra o caminho para fazer isso. Ela sempre encontra clientes em grupos no Facebook.
3. Use segmentação para posts orgânicos
A segmentação de posts não se limita ao Facebook Ads. Você pode também segmentar suas mensagens orgânicas no Facebook. A funcionalidade de segmentação está disponível desde 2012. Mas ela ficou ainda mais útil com a diminuição do alcance orgânico no Facebook.
- Você pode orientar a sua mensagem para os clientes relevantes com base no seu sexo, idade, educação, localização e até mesmo interesse.
- Você pode definir uma data final para o seu post parar de ser exibido no feed de notícias.
- Só existe limite de visibilidade do seu post no feed. Na linha do tempo da sua página, ele vai aparecer para todos os seus fãs.
- Sua mensagem tem que atingir pelo menos 20 pessoas. Você só consegue um número mais baixo do que isso se sua página for muito pequena e tiver poucos milhares de fãs.
Aqui estão os passos para começar a trabalhar com segmentação.
Passo 1 – Você tem o recurso de segmentação habilitado na sua página?
Se não, então você tem que ativar a segmentação nas suas configurações de página.
Passo 2 – Escolha uma ou mais categorias de segmentação do seu post.
Você pode explorar o Facebook Insights para conseguir os dados sobre o seu público. Escolha os seus parâmetros de segmentação com base em seus objetivos.
Passo 3 – Faça 2-3 posts utilizando a segmentação com diferentes parâmetros.
Exemplo – Jon Loomer encontrou os sites preferidos pelos seus visitantes usando Facebook Audience Insights.
Jon encontrou as top 4 páginas preferidas entre seus visitantes.
Então ele segmentou os fãs dessas páginas usando a opção “Interesses”.
Passo 4 – Olhando o Facebook Insights, verifique os seus resultados. Será que o post organicamente segmentado teve um melhor desempenho?
Compare seus resultados com a taxa de engajamento semanal médio. Também descubra os parâmetros de segmentação que tiveram o melhor desempenho. Em uma experiência com a segmentação orgânica feita pelos profissionais da Social Media Examiner, descobriu-se que: as páginas menores desempenham melhor do que páginas maiores. Mas os resultados variam de acordo com o seu público de negócios.
4. Postar quando os concorrentes estão dormindo
Há tantos estudos sobre o melhor momento para postar no Facebook! Um estudo afirma que seja em torno de 17:00 PM (de Seg – Qui). Eu descobri que 3:00 funciona melhor para obter cliques.
Aqui estão alguns outros estudos e horários mais favoráveis .
Você está coçando a cabeça já, não é? Não use cegamente essas referências desses horários ideais para postar. Veja a área da sua página que chama Facebook Insights e descobra quando seus fãs estão online.
Em seguida, faça posts de teste FORA dos horários de pico (6 PM – 8 AM). Com o máximo de fãs possíveis online, suas chances de aparecer no Feed de Notícias aumenta, uma vez que outras páginas do Facebook não estão postando durante este período. Aqui estão os resultados de a Track Maven sugere como estratégia postagem.
Jon Loomer também tentou postar os links em horários fora do pico e teve resultados positivos com seu alcance orgânico no Facebook.
As razões pelas quais essa estratégia é eficaz (além de menor concorrência) são:
- Se você tem um público internacional, você vai chegar aos fãs em um fuso horário diferente.
- Como seu post recebe engajamento maior, o Facebook vai distribuir para mais fãs.
Isso pode até favorecer seus posts que forem publicados nos horários de pico.
Nota: Você pode monitorar as estratégias de publicação de seus concorrentes usando a ferramenta Fan Page Karma.
5. Postar mais links ou não. Basta respeitar a escolha do seu público
De acordo com uma análise do site Quintly feita com 100.000 páginas do Facebook e mais de 8 milhões de posts (entre junho de 2014 – junho 2015), mensagens com links tiveram mais engajamento do que mensagens com somente fotos.
Na verdade, os links funcionam bem para gerar tráfego de visitas para seu site. Fred Alberti descobriu que os links puros geram 82% mais pageviews do que mensagens com fotos e links na legenda.
Outro estudo realizado pela Socialbakers descobriu que links e vídeos são os conteúdos mais populares. E as fotos têm o alcance orgânico no Facebook menor.
Isso significa que você pode focar sua estratégia de posts no Facebook somente com links? Não. Postar mais imagens foi uma tendência do início de 2014 no Facebook.
Então o que aconteceu? Os profissionais de marketing começaram a colocar imagens em seus posts no Facebook de qualquer jeito.
O uso irrelevante de fotos levou a um compromisso vazio.
Daí, as fotos se tornaram um tipo de post menos popular para os usuários e, portanto, para os profissionais de marketing. Minha recomendação é que você use todos os tipos de atualizações que adicionem valor para seus fãs. Sejam links, imagens, atualizações de status ou vídeos.
Não force uma forma de conteúdo virar outras — só porque um determinado tipo de post tem atualmente um desempenho melhor no Facebook. Analise seus dados do Facebook Insights para encontrar o tipo de mensagens que ressoa melhor com o seu público. Se você puder, tente entregar valor no tipo de conteúdo que o público gosta.
Dê uma olhada neste estudo sobre páginas no Facebook feita pela Shortstack . Eles usaram seus próprios dados para aumentar seu alcance orgânico no Facebook em 219% e engajamento para 171% em 30 dias.
6. Publicar vídeos nativos do Facebook
Desde Junho de 2014, o Facebook tem uma média de mais de 1 bilhão de visualizações de vídeos por dia. E o número de vídeos no feed do Facebook também tem crescido em 360%. Isso levou o Facebook a anunciar um recurso de auto-play de vídeos no feed. Ele também começou favorecer atualizações de vídeo.
O EdgeRank Checker descobriu que vídeos nativos do facebook tornaram-se a forma mais engajadora no feed de notícias das pessoas.
Mas o vídeo é reproduzido em silêncio (mudo) até que um usuário clique no vídeo. Por isso, é importante que o seu vídeo seja de alta qualidade desde o primeiro quadro. E capte a atenção mesmo sem som.
Aqui estão algumas dicas para começar com vídeos no facebook.
Além disso para envolver os espectadores de vídeo, você pode adicionar um botão de ação (CTA) para que o usuário visite o seu site. O CTA pode ser “Saiba Mais”, “Compre Agora”, “Inscreva-se”, “Reserve agora”, “Faça Download” ou “Assistir mais”.
Você também terá insights ricos sobre seus vídeos e conseguirá descobrir o que deve ser trabalhado com o seu público.
Se você quiser, você pode fixar um vídeo no topo da guia vídeos na sua página do Facebook. Basta clicar em “Destacar este vídeo”. O BuzzFeed tem 1,7 milhão de visualizações em um vídeo destacado.
O vídeo também aparece com destaque abaixo de sua seção sobre. O Social Media Examiner usou esse recurso para promover o seu próximo evento.
Você também pode incorporar o vídeo em seus posts. Isso vai gerar uma boa experiência multimídia para seu público. E pode aumentar o engajamento no post de Facebook.
Veja este vídeo para ter mais 3 dicas sobre como usar vídeos de facebook de forma eficiente – feito pela equipe do Mídia Social Examiner.
Dica quente: 3 coisas que você deve fazer quando enviar um vídeo de Facebook – Vídeo está se tornando muito mais importante no Facebook. Verifique se o seu vídeo parece ótimo no Facebook com essas 3 dicas!
Ótimo.
Mas você pode incorporar vídeos do YouTube? Ou você deve transferi-los diretamente no Facebook?
A Social Bakers descobriu que as marcas estão usando o Facebook vídeos mais do que YouTube.
A razão é que o Facebook favoreceu uploads de vídeos nativos mais do que vídeos incorporados do YouTube ou de outros sites.
Este estudo da SEJ foi realizada durante 2 semanas em três páginas do Facebook – “Search Engine Journal”, “Stunning and Interesting facts” e “Did You Know”.
Aqui está uma análise detalhada dos números.
Você pode ter mais pistas com estes 10 exemplos de vídeos nativos de facebook para começar a trabalhar com vídeos nessa mídia social.
7. Teste a sua frequência de postagem
Muitos sites de mídia enormes como Huffington Post, Telegraph e The New York Times publicar enorme quantidade de conteúdo a cada dia. Então, eles também divulgam seu conteúdo de forma agressiva no Facebook .
A Adobe Digital Index descobriu que houve um aumento de 31% na frequência de postagens feitas por marcas do ano passado.
Aqui está o alcance orgânico no Facebook médio de páginas de mídia, apresentado por um estudo com mais de 3.318 perfis conduzido pela Sotrender .
Mas se você é uma marca:
Não comece a postar 20 vezes / dia.
Aqui está o alcance orgânico no Facebook médio para as marcas vs sua frequência postagem. Observe o enorme declínio a cada nova atualização por dia.
A taxa de engajamento médio também segue uma tendência similar vs frequência.
A Locowise fez um estudo semelhante em 600 páginas do Facebook (somando um total de 250 milhões de curtidas) para descobrir detalhes sobre alcance e engajamento vs frequência.
Aqui estão os resultados.
Então vou fazer um resumos com os pontos principais sobre a frequência de publicação no Facebook para você:
- Evite postar mais de 2-3 vezes / dia. Isso pode sobrecarregar o seu público.
- Mas você pode postar com mais frequência em momentos diferentes, se você tem um público internacional. Isso vai ajudá-lo a chegar aos diferentes segmentos do seu público (que vivem em um fuso horário diferente ou fazer login no Facebook ocasionalmente).
- Sempre postar conteúdo de alta qualidade e envolver o seu público com humor, inspiração e conteúdo educacional.
- Você pode obter resultado mesmo com uma frequência de postagem mais elevada, quando tiver conteúdo variado. Basta misturar os tipos de agendamento e tipos de post.
- Teste a frequência de publicação para a sua página. Apenas os seus dados podem revelar a resposta exata que traz melhor retorno para sua audiência.
8. Parceria com outras páginas do Facebook em seu nicho
Recentemente, eu publiquei um estudo de caso sobre o que eu fiz para ganhar $332.640 em 3 meses através do Instagram. Para alcançar esses resultados, eu fiz acordos com influenciadores no Instagram (que têm um grande número de seguidores) pedindo que eles postassem links para as minhas páginas de vendas.
Podemos seguir uma estratégia semelhante no Facebook.
Na verdade, eu busquei parceria com páginas do Facebook que tinham menos de 30.000 curtidas para o meu projeto Nutrition Secrets. Eu ofereci um “shoutout” — que são posts recomendando outras páginas — no meu nicho (cerca de 1 em cada 10 páginas aceitaram tais pedidos).
Isso me ajudou a aumentar o número de curtidas na minha página no facebook do projeto Nutrition Secrets.
Da mesma forma, vamos dar uma olhada para as páginas do Facebook de sites de mídia como Huffington Post e Elite Daily. Ambos têm mais de 20 milhões de fãs no Facebook e um público semelhante (para determinado tipo de conteúdo que publicam).
Frequentemente eles compartilham o post um do outro no Facebook.
Aqui está um post recente do Huffington Post compartilhado pela página no Facebook do Elite Daily.
E aqui está um post do Elite Daily compartilhado pelo perfil do Huffington Post.
Wired e Refinery29 também parecem ter uma parceria similar.
Para alcançar bons resultados dessa estratégia:
Você precisará fechar acordos com as páginas tendo algumas dezenas de milhares de curtidas.
Então, você precisa ter pelo menos dez mil fãs em sua própria página.
9. Deixe a sua lista de e-mail espalhar sua mensagem
Você quer saber como eu consigo centenas de ações e comentários em cada post que eu escrevo no blog do Quick Sprout?
Eu aciono o gatilho da minha lista de assinantes de e-mail . Eu simplesmente envio um email para a minha lista avisando que publiquei um novo post. E eles começam a interagir e compartilhar cada post.
Jay Baer nos mostra as semelhanças entre uma lista de e-mail e fãs no Facebook.
Então, como você pode inspirar ações sociais através dos seus e-mails?
Comece incluindo botões de compartilhamento de Facebook dentro de seus e-mails. Você vai precisar para criar uma versão HTML do seu e-mail e criar um código personalizado para botões de compartilhamento.
Login Radius te mostra como fazer isso.
A empresa Convice and Convert recomenda ainda o envio de suas atualizações de status populares e interessantes para sua lista de e-mail.
Isso irá aumentar o número de curtidas e comentários sobre o post e, assim, o engajamento na sua página do Facebook.
John Haydon usa essa técnica para obter a interação em seus principais posts do Facebook.
Ele enviou uma pergunta a esta lista de e-mail e pediu aos assinantes para responderem no Facebook.
Você pode também combinar essa estratégia de lista de e-mail com a estratégia de grupos no Facebook (número 2 desta lista).
Peça aos seus assinantes para participarem de conversas interessantes sobre o seu grupo exclusivo Facebook.
Noah Kagan usou essa estratégia em seu curso de Email1k. Ele ofereceu acesso VIP ao grupo de Facebook às pessoas que se inscreveram para o seu curso de e-mail. Mas, para isso, eles precisavam recomendar o curso para mais dois amigos.
A estratégia funcionou bem – Noah conseguiu +5.000 membros engajados em seu grupo. E cada post no grupo recebe mais de 20 comentários.
Estratégia matadora para aumentar compartilhamentos no Facebook: Digamos que você já tenha uns 100 compartilhamentos em seu post. Como você faria para aumentar o número de ações para mil?
Você precisa planejar uma campanha estratégica de e-mail de divulgação para influenciadores.
Para automatizar e-mails do Gmail, você pode usar o Send Bloom. Ele ainda cuida do acompanhamento dos e-mails que você enviou para os seus clientes potenciais.
O pessoal da Vero fez tal divulgação usando seu guia de melhores práticas.
O resultado?
Eles conseguiram mais de 10.000 ações de engajamento através da mídia social.
10. Partilhe mensagens de sua página do Facebook em seu perfil no Facebook
Essa estratégia é para aquelas pessoas que usam muito seu perfil pessoal no Facebook. Você deve ter pelo menos 1.000 amigos no seu perfil pessoal do Facebook para gerar resultados significativos com essa estratégia.
A estratégia é simples.
Você primeiro compartilha um post em sua página no Facebook. Em seguida, compartilhe-o também na página do seu perfil pessoal no Facebook.
A empresa WPChronicles aumentou seu alcance de 5 para 134 pessoas usando essa estratégia.
Essa estratégia não é escalável. Mas você pode usá-la de vez em quando para os posts que irão adicionar valor aos seus amigos do Facebook.
Dica de profissional: Se você acabou de começar sua página no Facebook, você pode rapidamente construir seus primeiros 100 fãs. Basta usar a ferramenta de “Recurso de Convidar Amigos“.
Esse recurso também pode ser usado para crescer a sua página de Facebook a partir da sua lista de e-mail. Mas, ela não está disponível para todas as páginas do Facebook.
Usar essa ferramenta é simples. Faça o upload de seus contatos do MailChimp, Constant Contact e outros serviços de e-mail. O Facebook irá encontrá-los e sugerir sua página para eles curtirem.
11. Solicite que sua audiência ative as notificações para os seus novos posts
Essa dica pode aumentar o envolvimento além de seus fãs pioneiros. Você também aumentar o alcance orgânico no Facebook.
Apenas solicite que seus fãs visitem sua página no facebook e cliquem no botão curtir (mesmo que já tenham curtido) e depois cliquem na opção “Obter Notificações“. Isso vai garantir que o fã seja notificado de todas as suas atualizações do Facebook.
Aqui está um tutorial em vídeo para ajudá-lo.
Essa estratégia é mais provável de funcionar se você tem um bom relacionamento com seus fãs e quando você posta moderadamente.
12. Use menos de 2 hashtags
Hashtags têm sido encontradas como recurso do Facebook apenas a partir de 2013.
Será que elas têm um impacto sobre o alcance orgânico no Facebook?
Vamos ver.
Um estudo realizado pela Socialbakers descobriu que o uso de mais de 2 hashtags no Facebook diminui as interações.
Mas um estudo 2013 conduzido por Edge Rank Checker descobriu que hashtags reduzem o alcance orgânico no Facebook (menos para páginas com mais de 10.000 fãs).
A conclusão é a de experimentar fazer postagens com hashtags relevantes . Acompanhe os resultados para saber se eles funcionam em seu mercado e para o seu público.
O Ian da Razor Social está no destacado abaixo com o seu conselho para não usar hashtag em tudo.
13. Concentre-se em fornecer valor e não se preocupe com o seu alcance orgânico no Facebook
Como profissional de marketing de conteúdo, tudo se resume em conversões e ROI. Certo?
O alcance orgânico no Facebook é como uma métrica secundária.
Veja aqui como a mídia paga pode melhorar os resultados do seu marketing de conteúdo.
Jon Loomer escreve sobre isso perfeitamente.
Se você for atrás de alcance, você vai tentar trapacear no jogo do algoritmo do Facebook.
Déjà vu?
Lembre-se do Google reprimindo as táticas de blackhat SEO que tentavam enganar os rankings dos resultados de busca.
Cada plataforma quer melhorar a experiência de seus usuários e aumentar o engajamento.
Portanto, não fique por aí caçando alcance orgânico no Facebook.
Em vez disso:
Compartilhe cada post com um objetivo.
- Com links, você deseja obter cliques e direcionar o tráfego para o seu site.
- Atualizações de status devem ser focadas em se envolver com o seu público, recebendo comentários.
- Compartilhar imagens devem inspirar o seu público e obterem engajamento.
- Compartilhe vídeos para obter principalmente exibições do vídeo. O CTA pode ser usado para direcionar o tráfego para seu site.
O alcance orgânico de sua página não é um bom indicador de desempenho.
Jon Loomer descobriu que o alcance e cliques não estão diretamente relacionados (só tem uma conexão fraca).
Com essa abordagem, o Buffer descobriu resultados gratificantes (mesmo com um declínio semanal em alcance orgânico).
Então anote os objetivos de negócio que você pretende alcançar na sua página de Facebook.
Em seguida, elabore uma estratégia de marketing do Facebook em torno desses objetivos. Também escolha as métricas que você usará para medir seus resultados.
Não deixe que as mudanças do algoritmo ditem a sua estratégia de marketing.
Conclusão
O número de empresas ativamente usando páginas no Facebook aumentou em 10 milhões a partir de junho de 2014 a abril de 2015.
Não sei exatamente o que desencadeou o declínio do alcance orgânico no Facebook. Mas provavelmente foi um aumento da concorrência no feed de notícias e muitas mensagens promocionais.
Mas você pode ser criativo. Dê uma olhada em como Jeff Goins incorporou tendências de papos corriqueiros no Facebook (tipo “The Walking Dead”) em seu post.
Você pode começar a testar uma ou duas das estratégias que eu compartilhei neste post. Em seguida, explore o seu “Facebook Insights” e analise seus dados.
Qual é o alcance orgânico médio de sua página no Facebook? Quais são as estratégias que você está usando para combater a redução do alcance orgânico no Facebook?