Ter um e-commerce envolve inúmeros desafios. Além disso, como todos desejam alcançar o sucesso, pequenos detalhes podem fazer toda a diferença para se destacar em meio a tanta concorrência.
Um atendimento personalizado, várias opções de pagamento, preços competitivos, investimento no pós-venda e promoções vantajosas são algumas opções que o seu e-commerce pode passar a adotar para apresentar um diferencial no mercado.
Pensando nisso e dando continuidade aos nossos materiais específicos para e-commerce, decidimos reunir nesse post alguns pontos que podem atrapalhar a imagem e o funcionamento do seu negócio.
Confira a seguir alguns dos principais erros cometidos por esse setor, que separamos nesse post, para você poder avaliar quais já foram e ainda são cometidos pelo seu e-commerce e o que pode ser feito para que isso não continue acontecendo.
1. Poucas opções de pagamento
Oferecer poucas opções de pagamento pode ser uma das causas para abandono de carrinho. Imagina um usuário que tem interesse em consumir em seu e-commerce, selecionou os produtos e na hora de pagar não tem uma opção que o atende?
Imagino que você não queira perder clientes que chegaram até a última etapa do processo de compra, correto? Por isso, ofereça as mais variadas opções de pagamento para que isso não se torne mais um obstáculo para o seu possível cliente.
2. Taxa de frete muita alta
Uma taxa de frete muito elevada quando comparamos com outros e-commerces pode ser um grande problema, principalmente, se os seus concorrentes oferecem produtos semelhantes por um frete bem menor.
Além de diminuir a competitividade do seu negócio, um valor tão elevado para entrega pode afastar clientes que terão que desistir de suas compras, abandonando carrinhos.
Para evitar que isso ocorra, faça pesquisas para conhecer os valores oferecidos no mercado e procure encontrar um preço que não seja muito superior.
3. Não cumprir o prazo de entrega
É importante criar uma boa experiência para os seus clientes, desde a usabilidade no site de seu e-commerce até o momento da entrega dos produtos.
De preferência tente superar a expectativa de seus consumidores, mas se isso não for possível em todas as compras pelo menos cumpra com o que foi prometido.
Isso significa, principalmente, entregar dentro do prazo as compras — e em perfeito estado —, realizadas na sua loja virtual.
Tenha um bom alinhamento com os seus fornecedores e gerencie muito bem o seu estoque para que seja possível acompanhar esses prazos.
4. Falta de descrições dos produtos
Ao fazer compras na internet não é possível ver ao vivo o produto escolhido ou mesmo experimentá-lo.
Devido a essas limitações, é essencial que existam em seu e-commerce descrições completas sobre as mercadorias oferecidas, fotos com boa qualidade e se possível vídeos em formas de tutoriais para ajudar a passar todas as informações necessárias e melhorar a experiência de compra.
Com a ajuda do SEO você pode otimizar essas descrições. Elabore o seu próprio texto e evite adicionar conteúdos duplicados em seu site.
Pesquise sobre as melhores palavras-chave para se utilizar, defina um padrão para o número de caracteres de cada descrição, selecione quais são as informações obrigatórias (medidas e tamanhos, cores, materiais etc.) e segmente por categorias os seus produtos.
Essas são algumas estratégias que podem melhorar o posicionamento de seus produtos nas páginas de resultados dos buscadores e, consequentemente, aumentar as chances de conquistar novos clientes.
5. Processo de compra confuso
Já é um desafio levar os seus usuários até o final do funil de compras, por isso, não vamos dificultar ainda mais oferecendo um processo de compras confuso. Trabalhe para que:
- O site de seu e-commerce seja rápido;
- Uma compra possa ser concluída em poucos cliques;
- As informações oferecidas sejam claras;
- Os seus clientes adicionem de forma mais fácil os produtos no carrinho;
- Não seja exigido cadastros muitos longos;
- A página de compras não tenha muitas informações.
6. Site lento
Como já falamos a experiência do usuário deve ser a melhor possível dentro de seu e-commerce. Quando um visitante se depara com um site lento isso afeta a sua experiência com o seu negócio.
Uma página que demora a carregar pode levar ao abandono de carrinho e deixar esse usuário que tinha todo o potencial para se tornar um consumidor com uma impressão ruim de sua marca.
7. Site não responsivo
Compras na internet são realizadas pelos mais diferentes dispositivos, como desktops, notebooks, smartphones e tablets. Segundo um estudo realizado pelo instituto de pesquisa Ipsos e pela PayPal, as compras via smartphone ou tablet no Brasil chegam a 34%, superando a média mundial.
Um número assim tão alto é um forte motivo para o seu e-commerce ter um site responsivo. Dessa maneira, é possível oferecer uma boa experiência de compra independente do dispositivo utilizado, possibilitando que mais pessoas possam consumir com mais facilidade em seu e-commerce.
8. Não ter uma boa gestão do estoque
O estoque bem gerido é um ponto essencial para qualquer e-commerce que quer oferecer uma boa experiência para o seu consumidor.
Realizar entregas dentro prazo também necessitam de um bom gerenciamento de estoque. Se você deseja fidelizar clientes, ele também será importante.
E se o que você quer é que o seu negócio cresça e fature mais, o estoque continua sendo algo essencial.
9. Não se planejar
Independente do tipo de e-commerce que você trabalha é muito importante elaborar um planejamento para ser seguido. Afinal, quanto menos riscos você estiver correndo melhor.
Ter uma programação para o seu negócio pode ajudar a decidir qual estratégia adotar, quando e em qual área investir, se é um bom momento para aumentar a equipe e muitas outras decisões importantes que não precisam ser tomadas no escuro.
10. Recurso de busca sem funcionar
Se você tem um usuário que já sabe o quer ele certamente vai utilizar o recurso de busca em seu e-commerce para descobrir se você oferece o produto desejado e chegar da maneira mais rápida até ele.
Como já falamos várias vezes nesse mesmo post, ofereça uma boa experiência para o seu visitante. Se a busca não estiver funcionando, provavelmente, o seu cliente em potencial não terá a paciência de ir de página em página procurando o que deseja e desistirá de comprar em sua loja virtual.
Para não perder clientes desse tipo invista em uma ferramenta de busca que funcione e que exiba de maneira clara e organizada os produtos buscados.
Conclusão
Esses foram alguns dos principais erros mais cometidos pelos e-commerces que percebemos e consideramos como cruciais para o desempenho de seu negócio.
Se você não está cometendo nenhum dos erros citados, salve esse post para que você possa reler daqui a algum tempo e avaliar se algo mudou.
Mas se você identificou vários erros, não precisa se desesperar! Tire um tempo para estudar a fundo o seu negócio e faça uma mudança de cada vez para que você possa medir os resultados alcançados com cada alteração.