Você provavelmente já conhece o poder do link building. Você sabe quanto ele pode ser impactante para o seu ranking SEO e SERP. Isso não é segredo.
Mas o que você pode não saber são as métricas avançadas de links que você deve utilizar para determinar se a sua estratégia de link building será bem sucedida ou não.
Uma boa estratégia de link-building irá melhorar os seus rankings, autoridade de domínio, e até mesmo o tráfego passivo.
Mas uma estratégia de link building ruim pode, além de não gerar nada disso que foi citado acima, atrapalhar o seu SEO, marcar o seu site nos motores de busca e destruir o seu negócio.
A maneira que você cria links determina a diferença entre esses resultados, e a forma de mensurar o sucesso da sua estratégia de link building é através de métricas avançadas de links significativas.
Sem mais delongas, vejamos algumas métricas avançadas de links que os profissionais utilizam diariamente que você também pode utilizar.
1. Domínios
Seria tentador contar os backlinks em seu site. Se houver alguns domínios que gostem da sua criação de conteúdo, você deve levá-los em consideração na contagem.
E ainda por cima é bom. Você pode dizer: “Olhem para todos esses links! Eles não são lindos?!”
Mas é o seguinte. Embora todos estes links ajudem bastante, eles são mais úteis ainda quando eles vêm de vários domínios.
Se você estiver recebendo centenas de backlinks de um único domínio, estes links não vão beneficiar os seus rankings tanto quanto uma variedade de links vindos de vários domínios.
O grande pilar de uma excelente estratégia de link building é uma variedade de links vindos de vários domínios de confiança.
Mas como você determina quais sites já estão apontando links para você e quais ainda precisam ser direcionados?
Você pode ir para a ferramenta de análise de links da Moz.
Digite a URL do seu próprio site.
Clique em “Search.” E então, na esquerda, você verá um menu onde uma das opções é “Linking Domains.”
Clique nessa opção.
Isso vai mostrar todos os domínios que estão apontando links para o seu site atualmente.
Se você quer extrair o máximo possível dos backlinks, então foque a sua energia na geração de links dos domínios que nunca apontaram links para você antes.
2. C-Blocks
Você já ouviu falar em C-Blocks?
Muitos de vocês provavelmente nunca ouviram falar. Mas tudo bem. É para isso que você está aqui.
Tudo começa com um endereço de IP. Basicamente, um endereço de IP é um código numérico que o Google e outros motores de busca utiliza para identificar o seu site.
Algo parecido com isso.
O C-Block é o terceiro conjunto de números no código, após os dois primeiros conjuntos e antes do último conjunto. Nesse caso, o C-block é 132.
E por que esse código de três números é tão importantes? Bem, os motores de busca utilizam esse código em particular para identificar a localização do seu site.
Mas não é só isso que ele faz.
Se os motores de busca encontrarem outro site hospedado em um endereço de IP com o mesmo C-Block, então o motor de busca vai associar você ao site assumindo que vocês dois estão em um relacionamento digital.
O problema com isso é que se você utilizar uma hospedagem barata ou em um lugar que outros sites também estão hospedados os motores de busca vão agrupar você com estes sites, pelo bem ou pelo mal.
Se quiser evitar este agrupamento com as centenas de sites desconhecidos, você deve levar em consideração a contratação de alguém para hospedar o seu site privativamente.
3. Força do dmínio
Você já ouviu falar na autoridade do domínio, não é mesmo?
Bem, se você ainda não ouviu falar, agora é a hora.
A força do domínio ou a autoridade do domínio é um ranking geral do SEO e SERP do seu site levando em consideração a autoridade combinada de todas as páginas.
Você pode checar a autoridade do seu domínio no verificador de autoridade do domínio do site.
Basta digitar a sua URL, mostrar que você não é um robô clicando em “I’m not a robot”, e então realizar a verificação clicando em “Perform check”.
Vai aparecer isso.
A escala vai de 1 a 100. Quanto maior for a sua pontuação, melhor será a sua autoridade do domínio geral.
Mas, existe ago que é mais importante do que verificar a sua própria autoridade do domínio. Você deve checar a autoridade de domínio dos sites que apontam links para você.
Quanto mais alta for a pontuação desses sites, mais esses backlinks vão ajudar a melhorar os seus rankings.
4. Força da página
Similar à autoridade do domínio, temos a força da página ou autoridade da página.
Enquanto a autoridade do domínio é o ranking SEO geral para o seu site, a autoridade da página é o ranking geral de cada página individualmente.
Cada domínio possui múltiplas páginas, e cada uma dessas páginas possuem diferentes capacidades que geram rankings nos motores de busca.
Para saber quais URLs do seu domínio possuem mais autoridade de página, você pode ir novamente para a ferramenta do Moz e digitar a sua URL. Você verá um menu na esquerda com a opção “Top Pages.” Clique nela.
Vai aparecer uma lista com todas as melhores páginas do seu site, com as respectivas autoridades de página (PA).
Você também pode usar isso para verificar os sites que estão oferecendo backlinks para você. Como a página da qual você está recebendo o backlink se compara com as outras páginas do site deles?
Eu repito, quanto maior a autoridade, melhor é a situação dos seus rankings.
De forma geral, uma pontuação de 60 ou mais é ótima, de 40 a 50 é boa e menos que isso não já não vale muito a pena.
5. Texto âncora
Você já ouviu falar no termo “texto âncora”?
Talvez os seus amigos do marketing já tenham discutido sobre isso. Foi “texto âncora isso”, “texto âncora aquilo” e você ficou lá se perguntando sobre que diabos eles estavam falando.
Todos nós já passamos por isso.
Sorte sua que eu vou explicar exatamente o que é um texto âncora e porque ele é tão importante e muito fácil de entender.
O Texto âncora é o texto que aponta um link para um site.
Não é o código, mas as palavras reais encontradas no hyperlink.
Veja porque é importante. Se essas palavras forem relevantes para o conteúdo que o link aponta, é mais fácil para o Google indexar o conteúdo do seu site, o que significa que eles também irão rankear você melhor.
Resumindo, o texto âncora é consistente com o assunto do seu site, isso é melhor para o seu SEO.
Por exemplo, este é um bom texto âncora.
Este não é bom.
É muito importante ter um texto âncora relevante para ajudar aos motores de busca a indexar corretamente o seu site e te dar uma chance melhor de aumentar o seu ranking.
6. Quantidade de Links
Não se pode negar que a quantidade de links apontando para o seu site pode, por si só, causar um impacto enorme nos seus rankings.
Existe um grande debate sobre a quantidade de links vs. a qualidade dos links circulando no mundo do marketing de internet atualmente.
Mas a verdade é que os dois lados da moeda são importantes. Tanto a quantidade como a qualidade são muito importantes para os seu rankings, desde que você não sacrifique uma em detrimento da outra.
Aqui está a prova. Conforme o número de backlinks sobe, a sua posição do ranking do Google sobe também.
Isso significa que criar muitos backlinks para o seu site é crucial para a sua posição SERP.
Mas como você sabe quantos backlinks você possui atualmente e de onde eles estão vindo?
Bem, você pode usar o BuzzSumo no período gratuito ou na versão paga para descobrir.
Seja lá o que você faça, lembre-se de fazer link building. Esses links vão pagar você de volta com tráfego passivo.
7. Relevância do link
Embora ter vários backlinks apontando para o seu site seja importante para o seu SEO, a relevância desses links é tão importante quanto.
O que eu quero dizer com links relevantes?
Em parte, eu quero dizer para você ter um texto âncora relevante para os seus backlinks, mas não é só isso. Eu também quero dizer que conseguir para você conseguir backlinks de outros sites que estejam dentro da sua indústria ou nicho.
Como esse, por exemplo.
Se o Google sabe que o meu site é sobre marketing digital e eu aponto um link para o seu site, mas o seu site não é sobre marketing digital, o motor de busca se confunde e isso faz com que seja mais difícil para ele rankear você corretamente.
Mas se o seu site também for de marketing digital, então a mensagem é consistente, e o backlink se torna mais significativo e valioso.
Para ser como os profissionais, certifique-se que estes backlinks que você está coletando venham de sites da mesma indústria que a sua.
8. Posição do link
A pesar de todos os backlinks serem bons (desde que não sejam spam), os links que aparecem primeiro em uma determinada página importam mais.
O que eu quero dizer com isso?
Eu quero dizer que os links que aparecem primeiro no HTML de uma peça de conteúdo ou página da web contam mais do que os links que aparecem depois.
Na imagem abaixo, isso significa que o link com o texto âncora “connecting with them with your posts” é mais valioso para o SEO do site sendo apontado pelo link do que o “written millions of words.”
Da mesma forma que o link, “How To Create Customer Personas With Actual, Real Life Data over at ConversionXL” é mais valioso do que o, “Finding the Right Message” ou o “How to Boost Conversions with Voice of Customer Research [Case Study].”
Agora, não me entenda mal, todos estes links são valiosos para quem os recebe. Mas os links que são mais valiosos são os que vem primeiro.
Se você quiser mesmo alavancar os seus backlinks, então encontre uma maneira de fazê-los aparecerem primeiro na página das outras pessoas.
9. Tráfego do link
Existe uma medida verdadeira sobre o quão valioso é um backlink. E não é o quão bem você está rankeando ou o quão alto esta a autoridade do seu domínio, ou quão relevante é o link.
É quanto tráfego você está recebendo daquele backlink.
Os profissionais SEO medem o tráfego de cada backlink da melhor forma possível e tentam melhorar estas conexões seja conseguindo mais backlinks no domínio com tráfego maior ou utilizando links de segunda para maximizar o potencial de um backlink que já existe.
Para determinar de onde o tráfego do seu site está vindo, você pode acessar o Google Analytics e clicar na aba “Origem/Mídia”.
No final da próxima página, você verá os seus domínios de maior referência.
Foque em gerar mais backlinks desses domínios para aumentar ainda mais o tráfego.
10. Dofollow ou nofollow
Você provavelmente já ouviu falar sobre os links dofollow e nofollow antes. Mas você sabe o que eles são?
A diferença causa um impacto enorme nos seus rankings.
Os links Dofollow são apenas os seus links normais nas páginas e conteúdos pelo mundo digital.
Sempre que você aponta um link para algum lugar no seu site, se você não mexer no HTML ou torná-lo um link nofollow de propósito, então ele será um link dofollow por padrão.
Isso significa que o link irá ajudar os rankings de outros sites e comunicar ao Google que você confia neles.
Um link nofollow, por outro lado, vai dizer aos motores de busca que você não quer ajudar na autoridade do domínio do link hospedado. Você simplesmente quer apontar o link para eles sem beneficiar o SEO deles.
Veja o como esse link diabólico se parece em HTML.
No final, os links dofollow são melhores para a sua estratégia de link building do que os nofollow.
Para descobrir quais links dos sites são dofollow e quais são nofollow, você pode fazer o download de uma extensão do Firefox, a NoDoFollow.
Ao ativar a extensão, você verá quais links em uma página são dofollow e quais são nofollow.
Embora os links nofollow ajudem na sua geração de tráfego, eles não são muito bons para a sua estratégia de SEO. Quando se trata dos rankings, foque na criação de backlinks normais.
11. Qualidade dos outros links na página de referência.
Como você já sabe, nem todos os backlinks são criados da mesma forma. Na verdade, se o site que está apontando links para você também apontar para sites com spam, o seu ranking também será prejudicado.
Parece injusto?
Bem, você pode pedir para os robores pararem com isso.
Ou, você pode começar a garantir que os backlinks apontando para o seu site sejam de qualidade, de sites relevantes e confiáveis e não de estratégias de link building duvidosas.
A última coisa que você quer é destruir a autoridade do seu domínio por acidente por causa dos backlinks que você recebe desses sites que também estão apontando links para URLs com spam.
Se você fizer isso, o Google e os outros motores de busca podem simplesmente agrupar você junto com os sites spam.
Para checar um site e ver que tipo de sites eles estão apontando os links deles, dê um pulo em um dos conteúdos deles e copie os links.
Em seguida, digite esses links no verificador de autoridade do Moz que eu falei antes. No final você verá uma pontuação que mede a quantidade de spam que o site possui. Quanto maior a pontuação, mais spam o site tem.
Verifique alguns links em um domínio antes de trabalhar para conseguir um backlink e verifique a pontuação do spam dos sites para os quais eles estão apontando os seus links.
Se você descobrir algo hediondo, você deve direcionar a sua estratégia de backlinks para outro lugar para preservar a autoridade do seu próprio domínio.
12. Idade da página e do link de referência
Esta é a última métrica avançada de links que os profissionais usam e que você pode acrescentar à sua estratégia de link building.
Está pronto?
Oh espere, você provavelmente já leu o subtítulo. Ok. Bem, acredito que você sabe o que é.
Basicamente, as páginas mais antigas possuem rankings melhores do que as páginas novas.
Existe algumas razões para isso. As páginas antigas geralmente possuem mais backlinks, mais visitas e mais confiança entres os buscadores.
Isso significa que os dinossauros rankeiam melhor do que os novatos.
Na verdade, isso é tão real que a média de idade dos sites nos primeiros lugares do Google é de quase 950 dias, cerca de três anos.
E a idade média de um site no décimo lugar é de cerca de 650 dias, quase dois anos.
Além disso, aproximadamente 60% das páginas nos dez primeiros lugares dos resultados de busca do Google possuem três ou mais anos de idade.
Mas não deixe todo esse SEO baseado na idade desencorajar você. A realidade é que esses sites passaram anos e mais anos construindo os rankings deles e aumentando o tráfego passivo.
A boa notícia é que você pode fazer o mesmo.
A má notícia é que vai levar algum tempo.
Mas você por acelerar o processo se focar a sua estratégia de link building na geração de backlinks vindos desses sites dinossauros da internet que os motores de busca já confiam.
Conclusão
Antes você apenas estava ciente do poder do link building. Você sempre soube que ele poderia aumentar os seus rankings e gerar tráfego passivo.
Mas saber o quão impactante a estratégia de link building pode ser para o seu negócio não é suficiente para, de fato gerar leads e aumentar a receita.
Você também precisa saber quais são as métricas avançadas de links que vão te dar as informações necessárias para você saber se está implementando as estratégias corretas ou as erradas.
Em particular, você deve prestar atenção aos domínios principais, aos C-blocks, e à autoridade do domínio e da página.
E só então mergulhar nos links de fato e olhar os textos âncora, qualidade dos links, relevância, posição, tráfego, links dofollow vs. links nofollow e a qualidade dos outros links no site de referência.
E não esqueça que a idade importa, então procure pela idade da página que você recebeu o link.
Eu sei que pode parecer muita coisa para se levar em consideração, mas a realidade é que todos os profissionais estão fazendo isso. Se você quer se manter no páreo, você deve analisar essas métricas avançadas de links também.
O mais importante para a sua estratégia de link building, e para a sua estratégia de marketing como um todo é a habilidade de iterar os seus processos atuais.
Para fazer isso, você precisa das métricas para guiar você. Essas 12 métricas avançadas de links são um ótimo começo.
Quais métricas você usa para medir o sucesso da sua estratégia de link building?