Você está fazendo uma campanha no AdWords.
E os resultados variam, não é mesmo?
Em alguns dias, suas iniciativas de PPC geram um bom número de leads. Em outros, ficam completamente paradas.
O que está acontecendo?
Por que a campanha funciona dia sim, dia não?
Bem, existem muitos fatores que podem contribuir para uma campanha bem-sucedida ou mal-sucedida no AdWords.
Quero falar aqui sobre uma das maneiras de dar uma chance melhor a um orçamento de PPC que está falhando.
Como você provavelmente já sabe, os mecanismos de pesquisa representam um potencial enorme para a geração de leads, tráfego e receita.
E o Google é o melhor deles.
E você só pode aproveitar esse potencial se otimizar suas campanhas do AdWords para atrair impressões, cliques e leads.
Em caso contrário, você está jogando seu orçamento no lixo.
Felizmente, há uma forma de aumentar a eficácia dos seus anúncios PPC.
E ela envolve utilizar as melhores extensões de AdWords que o Google tem a oferecer.
O que são extensões de AdWords?
As extensões de AdWords são simplesmente uma forma sofisticada de dizer “as coisas que você pode mudar, adicionar e alterar em suas campanhas do AdWords.”
Existem vários tipos de extensão de anúncio do Google AdWords. Extensões diferentes fazem coisas diferentes.
Com algumas delas, você pode adicionar avaliações ou um botão de ligação telefônica.
Com outras, você adiciona descontos ou testemunhos breves.
É por isso que quando você pesquisa alguma coisa no Google, muitas vezes vê resultados patrocinados com uma aparência diferente dos outros.
Resultados como esses:
Ou talvez esses:
Está vendo as diferenças?
A razão por trás desses resultados diferentes é que há especialistas em marketing por trás deles utilizando diferentes tipos de extensão de anúncio do Google AdWords.
Alguns fazem isso muito bem, outros nem tanto.
Mas o que você pode fazer para se encaixar naquela primeira categoria?
Você precisa utilizar as extensões de anúncio corretas para o seu negócio.
Você deve utilizar aquelas que aumentam sua taxa de cliques, abaixam seu custo por clique e aumentam seu ROI.
Caso você ainda não esteja convencido, aqui está mais uma razão para considerar utilizar as extensões de anúncio do Adwords, mesmo que você nunca tenha feito isso antes.
Por que você deve usar as extensões de Adwords?
Os orçamentos estão limitados.
Em toda a internet, especialistas em marketing digital estão tendo muita dificuldade para (1) conseguir orçamento suficiente para fazer tudo o que desejam, e (2) obter o melhor ROI possível com os orçamentos atuais.
E isso não é surpreendente.
Você, especialista em marketing, sabe que precisa agradar ao seu chefe. Mas precisa também agradar e atrair seu público-alvo.
Caso contrário, você não vai gerar vendas.
É uma posição difícil.
Considere por exemplo que 28% dos especialistas em marketing citaram obter um orçamento suficiente para ações de marketing como um dos maiores desafios para empresas.
Em outras palavras: você precisa aproveitar ao máximo o orçamento que tem.
Isso inclui seu orçamento de SEO, seu orçamento de marketing de conteúdo e, relevante para o nosso tema de hoje, seu orçamento de Adwords.
Mas você só pode aproveitar ao máximo seu orçamento de AdWords se tiver pelo menos alguma familiaridade com todas as extensões de anúncio que ele oferece.
E é exatamente por isso que você está aqui.
Assim, sem mais rodeios, aqui estão dez tipos de extensão de anúncio do Google Adwords que você deve utilizar e provavelmente não está utilizando.
1. Extensões Sitelink
A primeira extensão que você deve conhecer é a extensão sitelink.
Essas maravilhas são links adicionais que aparecem abaixo do seu link principal em um resultado.
Elas levam a outras páginas populares em seu site – talvez seu blog, ofertas especiais, o cardápio, avaliações ou páginas de preço.
Qualquer que seja o seu caso, você pode utilizar essas extensões de anúncio para encorajar usuários a selecionar para onde eles querem ir, ao invés de ir à sua homepage ou landing page ao clicar em seu resultado.
Esses links são especialmente úteis quando alguém pesquisa o nome da sua marca no Google.
Imagine só.
Quando alguém pesquisa “comprar software automação email,” você já sabe o que ele quer fazer, e por isso não precisa de links adicionais.
Mas quando alguém pesquisa o nome da sua marca, quais são as intenções dele? Não há como saber. Só podemos adivinhar.
Assim, ter links adicionais em seu resultado de AdWords permite que os usuários naveguem seu site rapidamente a partir do SERP.
Quando eu pesquisei “Domino’s,” por exemplo, esse foi o resultado:
E quando eu pesquisei “MailChimp,” esse foi o primeiro resultado:
Ao usar a extensão sitelink, você permite que os usuários cheguem com facilidade e rapidez ao que eles querem ver em seu site.
Quando as pessoas digitam o nome da sua marca, elas querem ir a algum lugar em seu site.
É melhor permitir que elas façam isso rapidamente.
2. Extensões Call
Imagine que você está no carro com o bebê esperando enquanto seu parceiro faz uma compra.
Mas você está planejando buscar o jantar na pizzaria local depois disso.
Nesse momento, você está navegando na internet em seu smartphone, no carro. Você digita o nome da sua pizzaria favorita no Google e o primeiro resultado é exatamente o que você queria.
Mas há um problema. Você não encontra um número de telefone.
Assim, você vai ao site deles e procura um número. Mas após alguns minutos, você fica enjoado de procurar e decide comprar pizza em outro lugar.
Aquela pizzaria acaba de perder uma venda. Isso não teria acontecido se eles utilizassem a extensão call em sua campanha de Adwords.
A extensão aparece assim.
E esse botão de ligação telefônica não é importante só para restaurantes locais.
Ele é importante para qualquer negócio que oferece suporte ao consumidor ou vendas por telefone.
Ou seja, a maioria dos negócios.
Veja como a extensão call aparece em um anúncio de uma imobiliária.
Ao adicionar esse botão, você diz aos consumidores que está à distância de uma ligação, o que gera confiança e te deixa mais próximo.
Sem ele, você certamente vai frustrar alguns potenciais clientes.
E talvez você faça mais do que frustrá-los. Você pode até perder a atenção do cliente por completo.
Conclusão: se você não tiver essa extensão, vai correr o risco de frustrar potenciais clientes e clientes antes mesmo que eles façam contato com você.
Todos nós já ficamos irritados ao procurar um número de telefone difícil.
Mas a extensão call vai evitar isso, colocando seu número de telefone em destaque.
3. Extensões de app
Você oferece uma app para o seu negócio?
Hoje, ter uma app é praticamente indispensável para qualquer empresa SaaS ou e-commerce séria.
O MailChimp, o Shopify e a Amazon têm aplicativos nativos para seus serviços e produtos.
E a razão para isso é que navegar em uma app muitas vezes é bem mais fácil do que navegar em um site mobile.
Os designers de apps criam aplicativos nativos para que eles funcionem bem em um dispositivo, ao invés de simplesmente serem ajustados a ele, como os sites mobile.
Essa diferença é significativa.
Até sites mobile podem ser difíceis de navegar às vezes.
Mas navegar em um aplicativo nativo quase sempre é muito simples.
Se você tiver uma app, pode considerar usar a extensão de app do AdWords. Ela aparece assim:
Aqui está outro exemplo:
E a popularidade de aplicativos nativos não é apenas a minha opinião. Os dados confirmam essa tendência.
51% das pessoas que compram produtos em seus smartphones usam uma app ao invés de um site.
É compreensível. Como a app é muito mais fácil de usar, fazer compras nela é praticamente instintivo.
Por essa razão, você deve considerar utilizar essa extensão se tiver um aplicativo dedicado para smartphones.
Seus visitantes, leads e clientes vão preferir usar a app.
4. Extensões de avaliações
Poucas coisas no mundo do marketing são tão poderosas quanto as avaliações de consumidores.
Quando alguém diz que gosta de seu produto ou serviço, ele quer que outras pessoas também gostem dele.
A avaliação diz “Esse produto é incrível! Todo mundo adora, e você também vai adorar!”
Uma avaliação é uma forma de garantir ao visitante que ele vai amar seu produto ou serviço, antes mesmo que ele faça a compra. E isso é importante, porque todo mundo lê as avaliações.
E isso não é apenas especulação do marketing.
É ciência.
Quando os consumidores querem fazer uma compra, 64% deles procuram avaliações de consumidores para reforçar suas decisões.
E 77,3% dos compradores em um estudo alegaram que as avaliações tiveram um impacto sobre as decisões deles.
Mas como todos esses dados se aplicam às extensões de AdWords?
Bem, a extensão de avaliação permite que você adicione um pequeno testemunho ao seu anúncio no AdWords. Isso mostra aos usuários a avaliação que eles procuram, imediatamente.
As extensões de avaliação aparecem mais ou menos assim:
Você não precisa esperar até que as pessoas cliquem em seu site para aproveitar o poder da prova social.
Você pode explorá-lo ali mesmo, nos resultados de pesquisa.
Isso significa que você vai receber mais cliques, tráfego, leads e conversões.
5. Extensões callout
Se você é especialista em marketing, provavelmente está familiarizado com o poder do “callout” na publicidade.
Aquela parte que diz “Chamando todas as mulheres frustradas com sua maquiagem”, ou “Cansado de ter que aspirar o pó do seu tapete?”
Sim, isso lembra um infomercial.
E na verdade, é isso mesmo.
Mas infomerciais e canais de venda usam essa estratégia há muito tempo por uma única razão:
Ela funciona.
E você pode utiliza-la também com a extensão Callout do AdWords.
A extensão vai aparecer assim:
Ou talvez assim:
Você pode usar a extensão para dizer uma variedade de coisas diferentes.
Descrever os tipos de produtos que você oferece, divulgar uma promoção especial que tem um momento ou chamar a atenção de seu público-alvo.
Em outras palavras: quem é seu público-alvo? E como você pode atrair a atenção dele rapidamente?
Se você informar a ele tudo isso, não vai só atrair atenção, mas ganhar cliques.
6.Extensões de snippets estruturados
A extensão de snippet estruturado te oferece outra oportunidade para contar aos usuários de busca o que o seu negócio vende.
E quanto mais chances você tiver para fazer isso, melhor.
A realidade é que muitas vezes, ao ver seu resultado, as pessoas não sabem quem você é, porque você está ali e como você pode ajudá-las.
Utilizado corretamente, um snippet estruturado pode resolver esse problema.
Veja aqui um snippet estruturado em ação:
O propósito desse snippet é explicar aos clientes os tipos de produto, estilos ou serviços que você oferece.
Você pode listar rapidamente algumas opções que os visitantes terão se clicarem para visitar seu site.
Pergunte a si mesmo: o que exatamente é a sua oferta? Software de email marketing? Roupas? Óculos de sol? Software CRM?
Qualquer que seja a resposta, inclua esses detalhes em seu snippet estruturado.
Dessa forma, os usuários de pesquisa vão saber quem você é e o que você oferece antes mesmo de visitarem seu site.
Aqui está um anúncio da Walgreens, por exemplo.
Afinal, se as pessoas souberem quem você é e o que você oferece, você não vai ganhar apenas cliques. Vai ganhar os cliques certos.
7. Extensões de localização
A função da extensão de localização do AdWords provavelmente é bem óbvia para você.
Ainda assim, muitos negócios não a utilizam.
Muitos negócios online e empresas SaaS acreditam que, por serem online, não precisam fornecer seus endereços.
Mas isso não é necessariamente verdadeiro.
Afinal, quando você considera se vai trabalhar com um novo negócio, quer saber se a empresa é legítima, certo?
Incluir seu endereço em seu resultado do AdWords é uma forma excelente de mostrar a legitimidade do seu negócio. Isso significa que mais pessoas provavelmente vão confiar em você e em sua empresa.
Seu negócio se transforma de algo ambíguo para algo pessoal e tangível. E não sei o que você acha, mas eu fico muito mais confortável ao comprar de um negócio que parece real.
É muito simples incluir seu endereço em seu resultado, e a alteração vale a pena pela confiança que você vai gerar entre os usuários de pesquisa.
Veja como ficou uma pesquisa no computador quando eu busquei “verizon perto de Seattle.”
Aqui está um resultado móvel para a T-Mobile.
Mesmo que seu negócio não seja local, incluir sua localização em seu resultado de AdWords provavelmente vai aumentar a confiança que as pessoas depositam em você.
Isso é obrigatório para empresários e especialistas em marketing.
8. Extensões de oferta
Aposto que você conhece o poder dos descontos.
Você sabe que as pessoas correm para a seção de liquidação da sua loja online, ou que você gera mais conversões no dia em que seu serviço está com um desconto de 20%.
A verdade é bem simples:
As pessoas adoram descontos.
Elas adoram a oportunidade de poupar dinheiro em produtos ou serviços incríveis.
E ninguém pode culpá-los por isso, certo?
Todos nós gostamos de poupar dinheiro.
Mas o que talvez você não tenha considerado é que oferecer descontos pode ser uma estratégia de AdWords excelente.
E você pode utilizar a extensão de oferta para oferecer exatamente isso. assim:
Se você ainda não se convenceu, considere que todas as pessoas entre as idades de 18 a 64 anos que abandonam carrinhos nos sites têm uma probabilidade maior de comprar aqueles produtos se receberem um desconto.
As pessoas adoram economizar.
E ironicamente, você vai poupar dinheiro assim, oferecendo um desconto em seu anúncio PPC com a extensão de oferta.
9. Extensões sociais
Poucas coisas na vida são garantidas:
A morte, os impostos e as mídias sociais.
OK, eu acrescentei esse último.
Mas com o poder crescente das mídias sociais, a influência delas não pode ser subestimada.
Tanto consumidores quando negócios usam, confiam e aproveitam as mídias sociais em benefício próprio.
Mas você sabia que pode usar as mídias sociais para aumentar a eficácia dos seus anúncios PPC?
De fato, a extensão social permite que você faça exatamente isso.
Infelizmente, você só pode conectá-la à sua conta do Google+. Mas é melhor do que nada, certo?
Veja como fica a extensão.
Aqui estão mais alguns exemplos.
Se você tiver um número particularmente alto de seguidores ou curtidas na conta de Google+ do seu negócio, incluir essa extensão definitivamente vai valer a pena.
Talvez ela adicione um pouco mais de incentivo para que os usuários cliquem em seu anúncio.
Afinal, seria péssimo perder cliques para concorrentes que já estão fazendo isso, certo?
10. Extensão do Chrome: Keywords Everywhere
OK, você me pegou. Em termos técnicos, essa não é uma extensão para AdWords.
De fato, ela na verdade é uma extensão de Chrome para AdWords.
Mas vale a pena ouvir falar sobre ela. A extensão se chama Keywords Everywhere.
Veja como ela funciona.
Após instalar a extensão, sempre que fizer uma pesquisa no Google, você verá o volume de pesquisa médio para aquelas palavras-chave e o curto médio por clique para qualquer campanha de AdWords em torno daquelas palavras-chave.
Isso é incrivelmente útil, porque muitas vezes, a parte mais difícil de selecionar que palavras-chave segmentar com seu orçamento do Adwords, é o orçamento que está determinando o volume de pesquisa e o custo por clique médio.
A extensão Keywords Everywhere te mostra essas duas coisas imediatamente.
Com ela, você pode descobrir rapidamente que palavras-chave valem seu tempo e seu orçamento, ao invés de fazer experiências de tentativa e erro para descobrir que palavras-chave são eficazes.
Conclusão
Poucas coisas na vida são tão frustrantes quando uma campanha de AdWords imprevisível.
Um dia ela gera leads, outros não….
Mas na maior parte do mundo, ela não gera nada.
Felizmente, talvez seu problema exija uma solução simples:
Adicionar os vários tipos de extensão de anúncio do Google Adwords aos seus anúncios.
Você deve considerar principalmente adicionar as extensões de anúncio de de sitelink, call, app, avaliação, callout, snippet estruturado, localização, oferta e a extensão social. Depois, considere usar a extensão de Chrome Keywords Everywhere para fazer pesquisa no AdWords research.
Apesar do mundo do marketing muitas vezes ser imprevisível, você não precisa aceitar uma campanha que está falhando.
Ao invés disso, controle o que é possível com as extensões de anúncio do AdWords e obtenha cliques, leads e conversões como nunca.
Que extensões de AdWords você considera mais úteis para aumentar sua taxa de cliques?